Brasil Júnior

  • 1380+HITS

Mindset de Transformação: Como promover alinhamento entre propósito e visão de futuro

CONHEÇA O 18.18, PROGRAMA QUE VISA GERAR UM MOVIMENTO DE TRANSFORMAÇÃO CULTURAL DA VOTORANTIM, PREPARANDO A EMPRESA PARA OS DESAFIOS DOS PRÓXIMOS 100 ANOS.

A Votorantim é uma empresa centenária. Nasceu em 1918 como uma empresa de tecelagem e, ao longo dos anos, foi se transformando numa grande multinacional brasileira com atuação em setores variados da economia. A diversificação do portfólio sempre foi uma característica marcante, que perdura até os dias de hoje. Para garantir a prosperidade futura da empresa e o impacto que ela gera na economia brasileira e mundial, foi desenvolvido um programa de transformação cultural que objetiva fomentar um movimento de vanguarda e inovação.

O programa está sendo desdobrado em 5 etapas, representadas por grandes temas que impactam diretamente os negócios: Cultura de alta performance, Novos padrões e tecnologias emergentes, Business Design, Transformação consciente e Global Mindset. O primeiro “18” representa os cem anos da Votorantim, entre 1918 a 2018, e o segundo “18”, os 100 anos que estão pela frente, com novos desafios e novas formas de gerar impacto.

Tem como principais objetivos:

  • Ampliar a conexão das pessoas com tendências e movimentos de impacto no futuro das organizações
  • Engajar lideranças e equipes na implementação de modelos – de organização, gestão e negócios – compatíveis com demandas emergentes
  • Promover sistematicamente o alinhamento entre propósito e visão de futuro
  • Estimular ambientes, comportamentos e processos que fortaleçam a inteligência coletiva entre diferentes negócios e múltiplas gerações

A ideia é provocar na liderança da organização um despertar consciente para a transformação emergente que está acontecendo no mundo. “Se não acompanharmos, não evoluímos, por isso, precisamos garantir que essas provocações sobre novas formas de fazer e gerir negócio, pensando em grandes tendências mundiais, se enraízem no mindset de toda a liderança” diz Manuela Landi, analista de DHO da Votorantim S.A.

Até o momento, a empresa já passou pelo ciclo da alta performance e agora está iniciando a temática de tecnologias emergentes. A fim de desenvolver a liderança para esse movimento, a Votorantim está promovendo ações como conferências, diálogos, intervenções no dia a dia dos funcionários, pesquisas exploratórias, dentre outras. Uma das fontes de suporte desse movimento é uma plataforma online (website e app) que abriga uma curadoria intensa de artigos, vídeos e literatura sobre as temáticas. Toda a liderança tem acesso a esse material que serve como repertório para fomentar os debates mais profundos do tema durante os encontros de líderes.