Conhecimento

  • 4390+HITS

Entenda em poucos passos o essencial para arrasar no Google Ad Grants

O Marketing Digital vem ganhando uma força no Brasil dos últimos anos. De acordo com pesquisa do Google junto à Deloitte - Impacto Econômico do Google, em 2016, empresas que contrataram os serviços de anúncios AdWords do Google tiveram uma estimativa de retorno entre 3,40 reais e 8 reais para cada 1 real investido neste tipo de publicidade.

E isso não poderia ser diferente no Movimento Empresa Júnior. Estratégias de divulgação e prospecção, através dos serviços do Google, ajudaram nossas empresas juniores à chegarem mais perto da nossa meta de 10 mil projetos em 2017. Por isso, vamos dar aqui um passo a passo de como implementar e otimizar essa ferramenta dentro do Marketing de vocês.

O Google (esse lindo!) tem um programa para ajudar as organizações sem fins lucrativos, como a gente, o Google Ad Grants! Então o primeiro passo é fazer o cadastramento na plataforma e comprovar os documentos necessários para conseguir uma quantia para os anúncios. Abre o link, termina esse artigo e bora fazer! Caso surjam dúvidas, aproveita que o próprio Google te responde, só entrar nesse link.

Logo do Google Ad Grants, plataforma para organizações sem fins lucrativos.

Vamos lá! Mas antes, vamos definir alguns conceitos!

Campanhas x Anúncios x Palavras-chave

Uma campanha é um conjunto de anúncios direcionada para algum público, com um objetivo específico. Ela é constituída por palavras chaves que destinamos para um grupo.

Métricas:

O Google conta os cliques no seu anúncio e te cobra por cada clique (CPC). O CPC do Ad Grants é sempre de 2$. Eles também contam impressões (CPM), que é o número que te informa quantas vezes o seu anúncio foi mostrado a partir da palavra pesquisada ou conversão (CPA).

Bora colocar a mão na massa agora!

Passo 1: Escolha o seu carro-chefe para montar a campanha

É muito importante que a primeira campanha seja montada em cima de um serviço específico, assim conseguimos pensar em palavras-chave (spoiler) com mais assertividade.

Dica rápida - O Google Ad Grants te possibilita utilizar somente a rede de pesquisa (aparições nas buscas do site) do AdWords, dessa forma, quando for avaliar quais serão as melhores estratégias, principalmente o serviço, avalie o que/como as pessoas pesquisam no google.

Passo 2: Crie uma lista de palavras-chave para o que você quer anunciar

Antes de entrar oficialmente na plataforma, entenda que é muito necessário pensar no seu anúncio estrategicamente. Portanto, defina quais são as palavras que deseja usar na sua campanha, as palavras-chave.

Dica rápida - Se pergunte ou peça para os membros da sua empresa júnior perguntarem a pessoas diferentes (pais, amigos, etc) como eles iriam procurar determinado serviço no Google. Por exemplo: como você iria procurar Google AdWords caso precisasse? “Anúncio no google”, “Campanha de busca”, etc etc. Isso vai ajudar a ter uma visão menos viciada.

Dica rápida - Recorra SEMPRE às ferramentas que o Google te oferece, por ser uma plataforma um pouco mais complexa, eles disponibilizam muita ajuda, como Planejador de palavras chave. Nele você consegue entender as palavras chave mais visualizadas e quais seriam mais interessantes para o que deseja vender.

Passo 3: Defina algumas informações

Essa etapa é crucial para que qualquer anúncio dê certo. Você deve escolher o quanto pretende gastar com aquele anúncio específico, é muito importante entender quantos anúncios você pretende fazer dentro dessa campanha e dividir o valor pelo tempo que pretende deixá-la no ar (lembrando que o investimento diário médio é de $329 para totalizar $10.000), Também é a hora de definir os locais que pretende alcançar com a sua campanha - é melhor focar numa campanha local, em todo o Estado, em todo o país? Avalie qual o público do seu serviço-chefe, isso vai ajudar a entender como fazer. (Observação interessante: Podemos escolher mais de um!).

Dica rápida - Aproveite para incluir nessa conta: o valor diário que pretende gastar, em outro momento ele será pedido para você; O lance, que é o máximo que você está disposto a pagar pelo seu anúncio; Também conseguimos escolher o valor mais alto que estamos disposto a pagar, mas avalie sempre o quanto pretende gastar no mês e quão estratégico é esse anúncio para o momento; A UOL fez um artigo que explica através de gifs cada aba do Site do AdWords, é um ótimo material para ajudar a elaborar com o site aberto depois de planejar todas as etapas citadas aqui (ainda que existam algumas funcionalidades que o Google AdGrants não possui, é muito fácil acompanhar a plataforma pelo artigo) .

Pesquisa da Brasil Júnior na rede de pesquisa, aparecem diversos anúncios de empresas juniores na proximidade de onde acontece a pesquisa (Rio de Janeiro).

Passo 4: O anúncio

Para criar um anúncio de texto:

  • Coloque no máximo 25 caracteres e uma descrição de até 35 caracteres;

  • Os melhores anúncios incluem:

Relevância da palavra-chave: Quanto mais relevantes são as suas palavras-chave e a página de destino do site, melhores serão as performances do seu anúncio.

Call to Action (CTA): Seu anúncio precisa dizer o que o usuário deve fazer, algo que o leve a agir. Exemplos: "Veja mais sobre Adwords", "Entenda melhor sobre o assunto".

Valor: Seu anúncio tem de mostrar ao cliente qual é o valor será gerado para ele através do seu produto ou serviço.

O Google tem um suporte incrível, como já falamos anteriormente, inclusive para como você deve criar o seu anúncio. Aqui você encontra dicas, boas práticas de como fazê-lo.

Dica rápida - Algumas boas práticas dos anúncios.

- Utilize os anúncios com o que o seu cliente está procurando (exemplo: Procurei no Google “Passo a Passo para o Google AdWords”, devo cair do artigo da BJ sobre isso, e não no site que vai me levar até lá)

- Coloque a palavra chave no título e na descrição. Inclusive, novamente, é uma boa prática que essa palavra também apareça em algum local do site/blog/ página que a pessoa for direcionada.

- Tenha todas as iniciais inscritas em maiúsculas no título! O Google considera isso uma forma de otimizar o seu anúncio.

- Fazer ao menos 1 alteração a cada 90 dias (mas a gente sugere fazer essa gestão semanalmente, para garantir resultados melhores)

- Escreva um texto claro. Seja o mais claro possível sobre o que você está oferecendo, monte a estratégia e fique nela.

- Crie um título poderoso. É a primeira coisa que as pessoas leem, deve ser incrível.

Quer se aprofundar um pouco mais? Dê uma lida nesse e-book da Rock Content e corre pra melhorar como funcionam esses anúncios.