Em 2019 a EESC jr. transformou seu potencial em potência, de um sonho, foram Alto Impacto.

EESC jr.

 

Com mais de 27 anos de história, falar da EESC jr. sempre requer muita responsabilidade e entendimento do que a gente já viveu até aqui. O último triênio da nossa história foi memorável, talvez intensidade seja a palavra que melhor resume o que vivemos. 

Em 2016, passamos por um processo de reestruturação organizacional que foi reconhecido em diversos eventos como um grande case, nesse mesmo ano atingimos o nosso tão sonhado Alto Crescimento. Com uma nova estrutura organizacional, sonhamos alto durante 2017 e já na metade do ano éramos uma EJ de Alto Crescimento, além disso, tivemos diversos prêmios conquistados por causa do nosso crescimento exponencial de um ano para o outro. 

Assim começamos o ano de 2018, uma EJ referência no estado de São Paulo, muita confiança internamente e ambições ainda maiores. Entretanto, o ano de 2018 mostrou que a nossa EJ ainda precisava amadurecer muito para atingir resultados melhores. No fim de 2018 não atingimos o Alto Impacto, não fomos Tri Alto Crescimento e era nítido: Não transformamos nosso potencial em potência! 

Nesse cenário, a descrença era constante ao fim de 2018, mas precisávamos desenhar nossos próximos sonhos. Assim, descobrimos que uma verdade que move a EESC jr. é o poder das perguntas e foi exatamente com isso que começamos o ano de 2019: Onde a EESC jr. estará em 2030?

Acreditando na materialização do Brasil Empreendedor, entendemos que a resposta seria pautada em entrega de projetos com alto impacto, integrando o potencial dos mais de 10 cursos que nossa EJ abrange, além de garantir a transformação da vida dos nossos clientes. Assim começamos o ano de 2019 com um sonho gigante de entregar projetos de Alto Impacto. Sim, exatamente isso, entregar e não só fechar Projetos de Alto Impacto! 

Entretanto, como vocês bem sabem, concretizar esses sonhos não é nada fácil. Desenhamos novas estruturas comerciais para a EJ e alinhamos um discurso pautado em reconhecer a qualidade dos nossos projetos e o real impacto que eles trazem, mas nossos resultados não estavam acontecendo. Em setembro, tinhamos faturado 74K dos 262K e fechado 22 dos 58 projetos. O cenário não era nada favorável, as perspectivas futuras não eram as melhores e talvez o nosso maior potencial era um grupo de pessoas que ainda acreditavam no nosso sonho. Exatamente isso, um grupo unido que entendia a responsabilidade de entregar todos os resultados que foram idealizados. 

Assim, assumimos tamanha responsabilidade e nos últimos dois meses faturamos mais de 220K e 40 projetos. Somos a EJ de Alto Impacto do Núcleo São Carlos e podemos dizer que transformamos nosso potencial em Impacto! 

Essa reviravolta com certeza não foi nada fácil e tiramos diversos aprendizados de tudo que aconteceu. Gostaria de compartilhar com vocês dois marcos que realmente fizeram a diferença para o nosso ano. 

O primeiro deles é sobre a nossa postura enquanto liderança, entendemos que a EESCocesa e o EESCoces é aquele líder que inspira e faz, nosso famoso Inspirar e Fazer! Inspirar é fazer com que outras pessoas tomem você por referência e façam o mesmo que você, já Fazer remete a transpiração que é suar fazendo a transformação acontecer com as suas próprias mãos. 

Quando os resultados não estavam chegando e nossa postura era essencialmente de cobrança com os outros membros da EJ, paramos em uma reunião de Diretoria e entendemos que era preciso transpirar mais. Nesse mesmo momento estivemos cada vez mais conectados com o Núcleo São Carlos e entramos 100% na realidade do nosso comercial, deixando algumas atividades de lado e priorizando o que realmente viraria nosso jogo. 

O segundo aprendizado está diretamente relacionado ao dia 4 de outubro! Uma sexta-feira que todos acordaram mais cedo, mais nervosos e esperançosos. Acordamos para negociar o maior projeto da história da EESC jr. até então e em um único dia fechamos mais de 100K. Talvez um dos dias mais felizes do nosso ano e o dia que a gente não só começou a sonhar, mas vestimos a camisa e passamos a ter a postura de uma Empresa Júnior de Alto Impacto!

Talvez o maior aprendizado desse dia é que a sorte vai fazer parte da nossa jornada, mas isso não significa que vai ser fácil ou que não vai ter muito trabalho envolvido. Para fechar mais de 100K em um único dia tivemos que trabalhar muito e entregar soluções incríveis para nossos clientes. Então, nosso conselho é abraçar com toda a energia que vocês tiverem as oportunidades que vão surgir, tenham certeza que a gente não se arrepende de nenhuma hora a menos de sono.

Por fim, entregar todos os nossos sonhos e superar expectativas ao longo de 2019 foi uma experiência indescritível, o melhor que a gente pode fazer aqui é convidar a cada uma das EJ´s que acreditam no seu potencial a embarcarem nessa jornada. Uma das nossas premissas é o crescimento em rede, então até o dia 31/12 a gente vai lutar com vocês para concretizar todos os sonhos que tivemos juntos! 

EESC jr.A EESC jr. é uma empresa de consultoria empresarial e de projetos de arquitetura e engenharia da Universidade de São Paulo (USP) do campus de São Carlos.
EESC jr.A EESC jr. é uma empresa de consultoria empresarial e de projetos de arquitetura e engenharia da Universidade de São Paulo (USP) do campus de São Carlos.