Criatividade

Bradesco

Ao contrário do que muitos pensam, a criatividade não é uma dádiva, é uma habilidade e como qualquer outra pode ser praticada e aperfeiçoada. Como uma das grandes habilidades do futuro, a criatividade não pode ser exercida por um robô, que tal aperfeiçoar isso aí. Se não já sabe, né:

“Hasta la vista, baby!”

"Legal, mas eu nem faço marketing"

Mesmo que sua empresa júnior de origem não trabalhe com comunicação ou que você não seja um estudante de cursos relacionados, saiba que, originada da criatividade, a inovação de seus produtos e serviços conta muito, tanto para a retenção, como para a atração de novos clientes. 

Por isso, Use e abuse! 

A criatividade pode ser aplicada em qualquer produto, serviço ou processo. Nada precisa ser igual como sempre foi. 

As vezes ser criativo não é descobrir algo totalmente novo, mas adaptar o já conhecido para as situações atuais e resolver problemas que todos se deparam, mas poucos percebem. Acho que esse negócio de criatividade não é pra mim não. Não dá pra virar o Leonardo da Vinci, mas a gente consegue evoluir bastante. Veja a seguir alguns passos para ajudá-lo nessa jornada!

PROCESSO CRIATIVO

O modelo utilizado hoje é baseado nos estudos da década de 1920 do psicólogo inglês Graham Wallas e recebe o nome de 4-stage model. Preparação: nada mais é do que o estudo preparatório sobre um tema. Como o nome já sugere, o processo criativo possui 4 etapas:

  • Preparação: nada mais é do que o estudo preparatório sobre um tema.
  • Incubação: é uma etapa despercebida pelo indivíduo quando a ideia se forma dentro da mente
  • Iluminação: quando a ideia realmente é revelada para a consciência.
  • Verificação: a etapa onde se checa se a ideia é ou não é boa.

A ausência de criatividade, segundo pesquisadores, está relacionada à falta de estímulos.

CRIATIVIDADE EM 9 PASSOS: 

1. BUSQUE PELO SEU PROPÓSITO

Muitas pessoas tentam ser criativas na marra e consequentemente, nenhum resultado aparece. Por qual motivo você deseja ser mais criativo? Para ser reconhecido por um trabalho diferenciado? Para solucionar problemas mais facilmente na sua rotina? Com um propósito você terá algo que o inspire a atingir seus objetivos.

2. ESTUDE, ESTUDE E ESTUDE 

Você precisa ter conhecimento para que possa relacionar assuntos e criar novas ideias. render mas não gosta muito de ler? Podcast sobre criatividade: Boa Noite Internet

3. JÁ DIZIA O PROVÉRBIO CHINÊS...

SE O VENTO SOPRAR DE UMA UNICA DIREÇÃO, A ÁRVORE CRESCERÁ INCLINADA

Se você quer resultados diferentes, precisa agir diferente, que tal começar a experimentar coisas novas? Aqui vale até ouvir uma música diferentona.

SUGESTÃO: ARTIGO UNIBRAD - “Música animada estimula criatividade”

4. OBSERVE O MUNDO AO SEU REDOR

As ideias podem vir das associações mais absurdas possíveis, então não perca nada que o mundo tem para te oferecer. Newton é o maior exemplo disso. Imagina só se ele não tivesse saído de casa e a maçã não caísse na cabeça dele? 

5. RELACIONE-SE COM OUTRAS PESSOAS 

Se você sozinho já é capaz de coisas incríveis, imagine com outras mentes pensando em conjunto. 

##AlôAçõesCompartilhadas

6. DESCANSE  

O processo de incubação ocorre inconscientemente e apesar da nossa mente nunca desligar, é bom dar uma afastada e descansar um pouco, afinal, esse  processo pode demorar minutos ou até mesmo anos. 

7. COLOQUE AS IDEIAS NO PAPEL 

Não acenderá nenhuma lâmpada na sua cabeça, mas a fase da iluminação chegará e é bom ter um papel por perto. Mesmo que as ideias não sejam boas, no início, colocá-las no papel o ajudará a não esquecê-las e também a relacioná-las ente si. 

8. NÃO TENHA MEDO DE ERRAR 9. NUNCA PARE DE CRIAR 

Sabia que Walt Disney foi demitido do jornal Kansas City Star por falta de criatividade? E mais: posteriormente abriu um estúdio de animação que o levou à falência? Se ele não tivesse tentado, certamente teríamos algumas joias a menos.

9. NUNCA PARE DE CRIAR 

Aqui vale tudo. Desenhe, escreva, pinte, cante, até o presentinho pro crush tá valendo pra estimular a criatividade, ou ainda aquela apresentação ppt da facul. 

Entendi: E como eu levo essa criatividade para dentro da instância?

Pequenas ações como aprender a ouvir e estimular trocas podem fazer com que seus membros se sintam mais à vontade, trazendo à luz ideias que antes se escondiam até mesmo por medo de julgamentos. 

E aí? Está  esperando o quê para colocar tudo isso em prática? 

Que tal aprender um pouco mais sobre a importância da criatividade como semente da inovação enquanto dá boas risadas?

Sugestão: Forum CEO Brasil

Murilo Gun – Criatividade A Base da Inovação

BradescoMantenedora da Brasil Júnior, Bradesco tem como missão contribuir para a realização das pessoas e para o desenvolvimento sustentável, mediante a oferta de soluções, produtos e serviços financeiros e de seguros, amplamente diversificados e acessíveis.
BradescoMantenedora da Brasil Júnior, Bradesco tem como missão contribuir para a realização das pessoas e para o desenvolvimento sustentável, mediante a oferta de soluções, produtos e serviços financeiros e de seguros, amplamente diversificados e acessíveis.