Adaptáveis e resilientes, capazes de impactar a sociedade. A Concretize se reinventou e é uma EJ Impacto !

Concretize Jr.

Uma Empresa Júnior se desenvolve por meio de desafios, onde seus membros precisam sair da zona de conforto e elevar a régua no que tange às suas metas e a história que ela deseja construir. Em um ano  em que a rede precisava trabalhar guiados por um novo Planejamento Estratégico, com métricas não muito claras e definidas até a metade do ano, as EJs precisavam se reinventar, ter líderes que fazem, fazendo o dobro do que tinham feito no ano anterior, entregando soluções de qualidade para o mercado e trabalhando em conjunto. As dificuldades e desafios foram constantes para muitas EJs, e não foi diferente com a Concretize Jr no ano de 2019. Não obstante, a linha tênue que separa ou aproxima a Concretize Jr das demais EJs é que buscamos fazer diferente.

Nesse ano, tínhamos metas muito claras, objetivos muitos claros, entretanto, nossos resultados não evoluíam na mesma proporção do quanto de trabalho que estava sendo executado, talvez porque naquele momento a estratégia não era eficiente ou porquê o time precisava estar 100% comprometido com os resultados e esse era o nosso principal problema. Nosso time não era unido, não acreditava nos números e por muitas vezes não via propósito no que estávamos fazendo.  E precisávamos ser resolutivos.

A partir dessa premissa, percebemos que para ter resultados diferentes precisávamos trabalhar de forma diferente. Precisávamos, mais do que nunca, “unir um grupo, capaz de alcançar resultados, orientados por um propósito”, para que “pisar nas metas” fosse a comprovação do que a Concretize Jr tem como “O Jeito Trigs de Ser e de fazer”. A mudança no comportamento do time deveria acontecer paralelamente à mudança de estratégia.  Assim, ao focar no time e nas nossas metas percebemos que alcançar apenas o Alto Crescimento era muito pouco para uma EJ do interior da Bahia, cluster 4, que podia fazer mais.

Na reta final, meados de novembro, antes mesmo de bater a meta de Alto Crescimento decidimos dobrar todas as metas da EJ e, para isso, precisávamos nos reinventar e sermos a nossa melhor versão. Um comportamento até incompreensível para uma EJ que nem suas metas mínimas havia alcançado.  

A Diretoria Executiva (DEX) tinha o desejo latente de honrar o compromisso de bater as metas e fazer mais, mas também tinha os pés no chão ao acreditar que tudo isso só seria possível com o comprometimento 100% de todos os empresários juniores da EJ. Além disso, a DEX estava disposta a fazer o que fosse possível para isso, desde desligar membros improdutivos até a própria DEX ir para o operacional. Afinal, “nossos resultados contam nossa história” e por trás de cada meta batida havia uma completa vivência empresarial de cada membro da Concretize Jr.

Pode ser que não exista uma fórmula que faça com que os objetivos das EJs sejam alcançados, entretanto, acreditar nas metas é o primeiro passo para fazer a diferença. Isso porque “não é o que a meta representa, mas o que ela consegue fazer com cada um”. Além disso, ter uma equipe comprometida, capaz e que acredita no propósito é inegociável, pois vimos nos dois últimos meses (novembro a dezembro) que fizemos o que até então não tínhamos feito.

A virada de chave se deu devido ao melhor entendimento do que estávamos fazendo, quem éramos, onde queríamos chegar e o que queríamos alcançar. Mudamos nosso comportamento, nossas ações, desprendemos de crenças limitantes, mudamos completamente a estratégia com foco em mapeamento e prospecção ativa, investimos em marketing digital, capacitamos a EJ, demos muita autonomia e confiança ao time para realizar negociações, diminuímos o tempo de conversão, o que nos permitiu enxugar os processos os tornando mais fluidos. Por tudo isso, veio como consequência os resultados: mais projetos de impacto, mais faturamento, ações compartilhadas, 100% de membros que executam, satisfação de clientes, potencializamos os resultados da rede e, sobretudo, desenvolvemos pessoas.

Desse modo, bater a meta de Alto Crescimento foi uma sensação incrível, mas ela se tornou pequena quando alçamos Conectadas e, posteriormente, EJ de Impacto. E não para por aí, visto que o trabalho é constante. Tudo isso só foi possível porque queríamos escrever a história da “GERAÇÃO TRI AC”, porque fomos adaptáveis e resilientes, porque acreditamos que somos capazes de impactar a sociedade ao “Concretizar Sonhos” (nossa missão), porque amamos o que fazemos, porque somos responsáveis pelos resultados do primeiro Núcleo 100% AC (NEJ VALE) e pelo ALTO IMPACTO da rede baiana. Por que acreditamos que o Movimento Empresa Júnior forma líderes comprometidos e capazes de transformar a realidade (da nossa região, do nosso estado) do nosso país e, por fim, e não menos importante, porque amamos a CONCRETIZE JR.

 

 

Concretize Jr.Concretize Jr é a Empresa Júnior de Engenharia Civil da Univasf - Bahia
Concretize Jr.Concretize Jr é a Empresa Júnior de Engenharia Civil da Univasf - Bahia