A Ideal foi Alto Crescimento, fazendo 8 meses em 6 dias.

Ideal Consultoria e Empreendimentos

 

A Ideal iniciou o ano de 2019 com muitos resquícios da gestão de 2018, era preciso executar os projetos vendidos no ano anterior para que fossem entregues e com isso decidimos focar os esforços nesse processo. Os dois primeiros meses do ano tiveram resultados zerados, algo que  não esperavamos e que refletiu nas metas escalonadas dos próximos meses. Seria preciso fazer mais.

Ao final do mês de março, conseguimos fechar alguns projetos que nos colocou no farol amarelo, porém por pouco tempo. Chegou abril e maio e a história se repetiu, mais dois meses zerados e ficava cada vez mais difícil alcançar o que tinhamos planejado no começo do ano.

O maior Encontro Mineiro de Empresas Juniores (EMEJ) estava a se aproximar e queriamos ser reconhecidos nesse evento, subindo ao palco, mas para isso a situação não poderia permanecer. Então foram traçadas metas para o EMEJ, com OKR’s e ações de prospecção, ativas e passivas. Entretanto as ações traçadas não tiveram resultados como o esperado e assim continuávamos longe do farol verde. 

Entretanto, o segundo semestre se iniciava e muitos membros da EJ ainda acreditavam que era possível sim entregar os resultados nos próximos cinco meses. Os problemas do primeiro semestre já refletiam no segundo, pois não vendemos nada em agosto, e mais uma vez vimos que era preciso uma nova estratégia.

Assim, em agosto fizemos uma  imersão com o time todo da Ideal, na qual debatemos sobre o processo de captação e traçamos uma nova estratégia, apostando nas prospecções e toda a empresa se voltou para a captação de cliente. 

Os grupos de prospecção começaram a ser liderados por membros que não eram da diretoria, mas que eram destaques na empresa por sua dedicação. Foram definidas novamente OKR’s, com metas de prospecções. Toda dia faziamos os repasse no grupo das frentes adotadas, através da metodologia Scrum, para gerar de forma visual um senso de urgência e tomar conhecimento dos novos resultados, trazendo uma constância para a empresa. E começamos a fazer cold call e saímos para rua para prospectar clientes novos.  

Em setembro voltamos a fechar projetos, uma nova fase se iniciava e isso gerava estímulo para continuarmos trabalhando em busca do farol verde e do Alto Crescimento.

Diante de uma das ações de prospecções, conseguimos chegar a uma pessoa que indicou a Ideal para um projeto de ampliação de um shopping em Ouro Branco, o primeiro shopping da cidade. A negociação foi fechada em outubro com sucesso e esse cliente trouxe para 18 projetos diferentes relacionados a esse empreendimento, no valor de 35 mil reais

Com isso não só batemos alto Crescimento, como fizemos em 6 dias o que haviamos feito em 8 meses. Além disso, fechamos outros projeto menores, já faturando também nos meses de outubro e novembro, conseguindo assim fechar mais três ações compartilhadas, completando as cinco necessárias para se tornar uma EJ conectada.

Ideal Consultoria e EmpreendimentosIdeal Consultoria e Empreendimentos é a empresa júnior de Engenharia Civil da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).
Ideal Consultoria e EmpreendimentosIdeal Consultoria e Empreendimentos é a empresa júnior de Engenharia Civil da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).