12 meses em 3 meses e Alto Crescimento ! E esse é só o começo para a Agrológica.

Agrológica

Se fosse fácil não era Empresa Júnior. Quanto maior a luta, maior a vitória. E é com essa frase que eu quero contar um pouquinho da história da Agrológica, e de como conseguimos dar a volta por cima depois de tanta dificuldade!
 

Após as eleições, a diretoria se reuniu para dar início ao planejamento. Era véspera de Natal e estávamos lá, reestruturando Missão, Visão e Valores, Planejamento Estratégico, e tudo quanto tem direito. Sonhamos muito alto, sonhamos com uma empresa grande, estruturada e que voasse em 2019. Nas férias nós definimos toda a parte estratégica e redefinimos a identidade visual da Agrológica, com novo logo, site, modelo de slides, camisa e tudo mais. Também iniciamos uma análise de todos os projetos realizados desde 2009, a fim de identificar um nicho de mercado, para que pudéssemos vender o certo para o cliente certo.
 

Assim que iniciou o semestre, começamos a implementar as diversas estratégias planejadas nas férias. A primeira delas foi deixar a nossa marca na matrícula dos novos alunos, com uma tenda da Agro que explicava o nosso propósito, o que fazíamos e como funcionava uma EJ, tanto para os bixos, quanto para os pais. A estratégia para atrair as pessoas para o nosso estande foi distribuir brindes, sorvete e água. Esse evento nos trouxe uma boa visibilidade, proporcionando um número recorde de inscritos no processo seletivo. Nesse mesmo período tivemos dificuldades com o Google Ads, que inesperadamente parou de funcionar, prejudicando muito a entrada de leads para prospecção.
 

Enquanto isso, realizamos um ciclo de capacitação com os antigos e novos membros, com treinamentos de liderança, gestão do tempo, apresentação em público e algumas ferramentas técnicas. Começamos também uma parceria com uma multinacional agrícola, que nos proporcionou visitas em várias de suas plantas. 
 

Ainda no início do ano, vimos a necessidade de mudar a cultura da Agro com relação ao relacionamento que tínhamos com professores e funcionários de nossa faculdade. Um dos principais pontos foi que, desde 2016, mudamos o modelo de negócio da empresa, momento em que passamos a executar nossos projetos. Antes, éramos intermediários entre clientes e professores, mas agora éramos protagonistas, e precisávamos mostrar à comunidade de docentes que mudamos. Pensando nisso, planejamos um evento para mostrar aos professores quem era a Agrológica. Nele, nós apresentaríamos os membros, o que fazíamos, como a empresa funcionava antes, e como ela passou a funcionar depois de 2016. Realizamos convites personalizados com o nome de cada professor, e entregamos em suas salas pessoalmente. 
 

Enfim chegou o dia do evento, e não tivemos a adesão esperada, porém vendemos muito bem o nosso peixe. Oferecemos coffees e ouvimos os professores, e isso foi essencial. Após apresentarmos a EJ para comunidade, sentimos o impacto no meio dos docentes, tendo o nosso nome cada vez mais citado e solicitado na faculdade. Fomos convidados para um evento que reuniria todos os docentes e empresas de diversos ramos, a fim de vender a Agro para os participantes. Após o evento nossa popularidade continuou a crescer. 
 

Tudo isso aconteceu em 6 meses, esse foi o nosso foco. E isso foi o que não percebemos, de todas essas ações, nenhuma foi 100% voltada à projetos. Um dos maiores problemas da nossa gestão no primeiro semestre. Faltou foco em projetos! Perdemos o senso de urgência e após 6 meses, não fechamos NENHUM projeto! 
 

Então, reunimos a diretoria e fizemos uma análise crítica do por quê estava dando errado, e o motivo pelo qual não fechamos projetos. Levantamos todos os pontos e fizemos um plano de ação, colocando metas semanais e focando 100% dos nossos esforços em projetos, além de dar um choque de realidade em todos os membros, mostrando a gravidade da nossa situação e o que deveríamos fazer para mudar aquilo, era quase julho e estavamos zerados !
 

Lembram dos eventos com os professores? Pois é, deu certo! Bem no final de Julho começaram a chover propostas com eles, sendo que a primeira conseguimos converter em projeto ainda em Julho, fechando 22 mil em um mês! Esse projeto foi um divisor de águas, pois nos mostrou que uma nova estratégia, que alinhamos à vontade de ser grande e nunca desistir, achando a nossa receita para o sucesso. 
 

Depois disso outros projetos vieram, e hoje atingimos 150% da meta de faturamento e 145% do número de projetos. Hoje somos uma EJ de Alto Crescimento e daqui para frente vamos querer ser muito mais. O que eu quero dizer com isso? Que podemos fazer a diferença! Podemos virar o jogo! Que acreditamos na mudança, nos resultados e que vamos, passo a passo, mudar esse país!

 

AgrológicaAgrológica é uma empresa júnior de consultoria agrícola da Faculdade de Engenharia Agrícola da UNICAMP.
AgrológicaAgrológica é uma empresa júnior de consultoria agrícola da Faculdade de Engenharia Agrícola da UNICAMP.